Buscar
  • Danielle Laís

10 dicas para a saúde do caminhoneiro

Caminhoneiros têm a correria do dia a dia como um estilo de vida. Horas e horas dentro da cabine, prazos curtos, riscos pelo caminho, clientes exigentes e diversas outras demandas tornam o serviço desafiador. Por esse motivo, sem ter os cuidados adequados com a saúde, o caminhoneiro pode encontrar diversos problemas pelo caminho.

Para os que fazem o serviço de forma autônoma, esse é um perigo que acaba pesando bastante no bolso, pois ficar mesmo que apenas alguns dias sem trabalhar já significa perda de negócios.

Por sabermos que a saúde é fundamental, pensamos em 10 dicas para você, caminhoneiro, evitar problemas pela estrada e ter uma melhor qualidade de vida!

Postura

Nossa primeira dica é algo que não vale apenas para o trabalho dos caminhoneiros, mas que nesse caso específico, faz toda a diferença.

Pessoas no geral pensam em conforto quando falamos em trabalhar sentado, mas em certos casos acaba não funcionando assim.

O correto para os motoristas é sentar com um a coluna ereta, em um ângulo de aproximadamente 90 graus, não se esqueça de que você deve ficar em uma boa posição para alcançar facilmente o volante e os pedais.

Ter uma boa postura enquanto está dirigindo evita a sobrecarga na sua coluna e possibilita agilidade para manobrar o veículo.


Não misture bebida e direção

Esse é o básico e vale para todos também, assim você conserva a sua vida e segurança, e a dos outros que estão compartilhando a estrada.

A mistura de bebida e direção é um problema extremamente grave, e infelizmente, acontece com frequência e coloca a vida de várias pessoas em risco, e ainda é o motivo da maioria dos acidentes que acontecem nas rodovias.


Boa noite de sono

Dormindo bem você repõe suas energias, garante uma mente saudável, organismo em dia e melhores reflexos, que evita acidentes e assegura foco completo durante todo o trajeto.

Sabemos que as vezes os prazos são pequenos, mas respeite seus limites e nunca negligencie seu descanso.


Mantenha a calma

Sempre existirão motoristas mais estressados, mas é importante para você como profissional manter a calma durante os trajetos.

O nervosismo afeta toda a musculatura, deixando os músculos tensos e assim, deixando os reflexos ruins.

Para evitar esse problema, você pode escolher uma música para relaxar um pouco e fazer respirações profundas, lentamente. Uma ferramenta que pode te ajudar a solucionar problemas com trajetos congestionados é o Waze, com esse aplicativo é possível saber qual trajeto tem menos motoristas circulando e menos acidentes.


Use filtro solar

Que tal evitar aquele famoso bronzeado de caminhoneiro, onde um braço é mais queimado que o outro?

Se engana quem pensa que isso diz respeito apenas à estética, mas o sol causa sérias doenças de pele. Por isso, use o filtro solar antes de ir para a estrada e reaplique conforme for necessário, especialmente em lugares do corpo que estão mais expostos.


Se alongue

O alongamento ajuda a prevenir uma infinidade de problemas circulatórios e musculares, e também problemas que aparecem do nada, como câimbras.

Alguns alongamentos simples que você pode fazer:

  • Pernas: você pode usar as próprias rodas do caminhão para alongar suas pernas, coloque uma perna de cada vez por cima da roda;

  • Braços: alongue nas quinas da carreta ou da caçamba;

  • Pescoço: você pode puxar um pouco com seus braços, esse é um que você pode fazer dentro da cabine mesmo.


Faça abdominais

Esse já é um exercício mais específico, mas ajuda com sua postura e eventuais dores na coluna.

Sabe aquelas dores na parte de baixo das costas? Elas são causadas pela flacidez do abdômen, pois é ele que garante o equilíbrio frontal do corpo.

Com algumas abdominais todos os dias você já consegue solucionar esse problema.


Faça corridas

Esse exercício ajuda nosso corpo em diversos aspectos, melhora a qualidade da respiração e fortalece os batimentos cardíacos, que ajuda na redução do colesterol e peso. Para fazer isso você só precisa de um bom par de tênis.

Aproveite as paradas pelo caminho para fazer suas corridas, comece aos poucos e vá aumentando seus limites.


Mantenha por perto um kit de primeiros socorros

É sempre melhor prevenir do que remediar. Então, em caso de eventuais acidentes, mantenha um kit de primeiros socorros no caminhão com alguns itens como:

  • Remédio para dor de cabeça, dor muscular, gripe e resfriado;

  • Gazes;

  • Esparadrapos e curativos;

  • Medidor de pressão;

  • Água boricada.


Contato com a família

Esse é o grande problema que caminhoneiros passam e não tem jeito, ficar longe da família é um triste fato.

Às vezes, dias ou meses longe de casa podem dar impressão de que você está mais distante ainda da sua família, mas mantenha contato com aqueles que você ama, isso é muito importante para a sua saúde e a dos seus familiares.

Hoje em dia, com a infinidade de aplicativos que temos, isso ficou mais fácil, então vale usar isso a seu favor.

Essas foram as nossas dicas para garantir que você tenha a melhor saúde e o melhor desempenho no trabalho possível!

48 visualizações

Cnpj: 23.427.256/0001-85

Desenvolvido por