Buscar
  • Danielle Laís

5 dicas básicas de manutenção para o caminhão

Quer você tenha comprado um caminhão novo ou já esteja com o seu faz tempo, a manutenção de rotina é sempre essencial para manter o veículo nas condições ideais. A realização de manutenções regulares permitirá detectar problemas logo no início, antes que eles se tornem problemas maiores e realmente prejudiquem seu bolso.

Entendemos que muitos caminhoneiros não dependem apenas de seus caminhões para o transporte, mas também para trabalhar e se divertir. É por isso que criamos cinco dicas básicas para ajudar a manter seu veículo funcionando da melhor maneira possível nos próximos anos.


1. Troque rotineiramente o óleo e o filtro do motor

O óleo limpo lubrifica e protege o motor do seu caminhão. O óleo do motor pode facilmente ficar contaminado com poeira, sujeira e detritos do motor e do ambiente. Quando isso acontece, o mecanismo não pode fazer seu trabalho corretamente.

Você deve sempre verificar o manual do proprietário para descobrir com que frequência deve trocar de óleo.

Recomenda-se a troca do óleo com mais frequência se você rebocar ou carregar frequentemente cargas pesadas, dirigir em baixas velocidades por longos períodos de tempo, dirigir em condições de poeira ou dirigir fora de estrada com frequência.

Assim como seu caminhão precisa de óleo limpo para funcionar da melhor forma, também precisa de ar limpo. Troque o filtro de ar regularmente para remover qualquer poeira e detritos que diminuam a eficiência do motor. As trocas de óleo e filtro são as partes mais críticas de um bom cronograma de manutenção de caminhões.


2. Verifique os níveis de fluido

Além do óleo do motor, você também deve verificar rotineiramente o líquido de arrefecimento do motor, o fluido da direção hidráulica, o limpador de para-brisa e o freio.

O líquido de arrefecimento do motor mantém os fluidos do motor em um ponto de ebulição e congelamento consistente. Manter o motor em uma temperatura ideal é essencial para o desempenho do motor e para reduzir os problemas associados a temperaturas extremas.

O fluido da direção hidráulica é considerado um fluido hidráulico. Isso significa que ele é responsável por mover os vários componentes do sistema de direção do seu caminhão. Alterar o fluido da direção hidráulica pode ajudar a prolongar a vida útil de outros componentes da direção hidráulica mais caros, como a bomba da direção hidráulica e o rack da direção hidráulica.

Embora possa não parecer grande coisa, a troca do líquido do lavador de para-brisa é uma parte importante da manutenção de rotina do caminhão. Poeira e manchas podem se acumular rapidamente no para-brisa, dificultando a visualização. A mudança rotineira do líquido do lavador de para-brisa não é apenas uma prática segura, mas também protege o seu para-brisa.

Como o fluido da direção hidráulica, o fluido de freio do seu caminhão também é um fluido hidráulico. Com o tempo, o fluido de freio absorve a umidade do ar, fazendo com que ele não funcione corretamente. É por isso que ele deve ser substituído regularmente por um novo.


3. Rotação dos pneus

Ela é essencial para manter o desgaste uniforme dos pneus. Rodar os pneus regularmente prolonga a vida útil dos pneus. Também pode melhorar o gasto de combustível e prolongar a vida útil dos componentes da suspensão do seu veículo, reduzindo as vibrações.

Quando você gira os pneus, o técnico poderá observar todos os outros componentes. Isso permitirá que eles detectem outros problemas antes que fiquem mais graves e caros.


4. Limpe o exterior

Limpar a parte externa do caminhão fará mais do que fazer o seu passeio brilhar. Ele também protegerá a tinta do caminhão, removendo qualquer sujeira ou pó abrasivo.

Ao limpar seu caminhão, não se esqueça de limpar as rodas. É tão importante quanto as outras partes do seu caminhão.


5. Inspecione seu caminhão

Uma inspeção de caminhão é um pouco como um exame físico anual do veículo. Um especialista analisa seu caminhão quanto a problemas. É importante detectar quaisquer problemas mecânicos ou de segurança desde o início. A inspeção do caminhão pode às vezes parecer um inconveniente, mas é uma parte crítica da manutenção da carroceria.


Todos nós já ouvimos o ditado: "Você consegue o que quer". Isso vale também para a manutenção do caminhão. Se você dedicar tempo para cuidar do seu caminhão, terá muitos mais anos com ele.

Gostou do artigo de hoje? Compartilhe com seus amigos caminhoneiros para aprender a cuidar ainda mais do seu veículo e permanecer com ele por muito tempo.

0 visualização

Cnpj: 23.427.256/0001-85

Desenvolvido por