Buscar
  • Danielle Laís

5 MAUS HÁBITOS NA ESTRADA QUE VOCÊ DEVE EVITAR

Depois de um tempo na estrada, os motoristas podem desenvolver alguns vícios de direção. Esses vícios, são hábitos ruins que, por mais que pareçam inofensivos, podem colocar sua segurança na estrada em risco.

Para evitar certas práticas e ter uma experiência melhor pelo trajeto, vamos conversar sobre 5 hábitos ruins no trânsito que você deve evitar.

1 – Andar com o tanque na reserva

Pelo alto preço do combustível, vários motoristas preferem adiar o máximo que podem antes de finalmente abastecer o caminhão, andando apenas na reserva de propósito.

Porém, a vontade de economizar pode trazer danos ao veículo. Esse hábito pode danificar a bomba de diesel, fazendo com que precise ser trocada mais rapidamente, além do fato de que, em caso de pane seca, pode gerar uma multa grave se o veículo parar no meio da estrada.


2 – Não prestar atenção nas luzes de alerta

As luzes já levam o nome por esse motivo. Elas indicam como o caminhão está e se existe alguma peça que precisa de cuidado imediato.

Não ignore nenhum sinal que o veículo está te dando, todos mostram detalhes importantes do funcionamento do seu caminhão.


3 – Óleo vencido

É a mesma situação de usar o tanque reserva de combustível.

A troca do óleo é fundamental para auxiliar o funcionamento do motor, lubrificando as partes e componentes do sistema.

Com o uso do veículo, o fluido começa a se tornar viscoso, e sua capacidade de desempenho fica menor, pela dificuldade de circulação pelar partes. Por isso, é necessário estar sempre atento às trocas de óleo e demais manutenções preventivas.


4 – Dirigir com o braço para fora

Isso é comum no dia a dia das ruas e estradas, principalmente em dias quentes, porém, é muito perigoso.

Se você for flagrado por algum policial ou câmera, tenha a certeza de que levará uma multa. Outro ponto mais grave é que seu braço pode bater em algo pelo caminho, e em caso de acidentes, pode até ser amputado.


5 – Deixar uma mão em cima da alavanca do câmbio

Mau hábito que de princípio pode parecer inofensivo, porém, problemas podem aparecer pela prática.

Você pode ser multado por fazer isso, e também, desgastar o trambulador, responsável pela troca de marchas, aumentando a dificuldade de troca de velocidade e afetando no desempenho do componente.


Gostou do nosso artigo? Esperamos que evitando estes 5 vícios de direção você consiga melhorar ainda mais como motorista pelas estradas!

Fique de olho nos nossos próximos artigos, nós da TROPPA Indústria de Carretas estamos sempre procurando por informações importantes para o dia a dia dos caminhoneiros.

0 visualização

Cnpj: 23.427.256/0001-85

Desenvolvido por