Buscar
  • Danielle Laís

8 dicas de segurança que todo caminhoneiro deve saber

Dirigir com segurança é muito importante para todos que estão pela estrada, mas tem um peso maior quando falamos de caminhões.

Vários danos e acidentes podem ser evitados se você seguir algumas dicas básicas de segurança. Como caminhoneiro, existem algumas coisas que você pode fazer para garantir sua tranquilidade e a dos outros motoristas que estão dividindo a estrada com você.

E nós, pensando na sua segurança durante as viagens, elaboramos as melhores dicas para os motoristas!

1 - Use o cinto de segurança

Essa é uma informação que não vale apenas para caminhoneiros, e sim, para motoristas em geral.

Mas, já que aqui estamos falando de motoristas de caminhões e carretas, estudos mostram que 1 de 6 motoristas não usam cinto de segurança. O dispositivo não é apenas obrigatório como componente principal que ajuda a salvar vidas em caso de acidentes. Mais de 40% das mortes nas estradas acontecem por falta do uso de cinto de segurança.


2 - Evite usar o celular enquanto está dirigindo

Não é apenas um descuido, mas também é ilegal. Conversar por texto, ligação ou apenas dar uma olhada nas notificações, é algo que cria uma enorme distração e pode levar a acidentes graves.


3 - Preste atenção no limite de velocidade

Os limites existem e é necessário que todos os motoristas sigam para evitar perigo na estrada. Permaneça sempre nessa marca ou mesmo abaixo dela para garantir a segurança de todos pelo trajeto.


4 - Evite drogas e álcool

Pode parecer extremamente óbvio, afinal, direção e álcool é uma combinação extremamente perigosa e deve ser evitada a todo custo.

Já as drogas, se tratam de substâncias que podem afetar sua percepção das coisas ao redor ou sua capacidade física. Nossa dica aqui é para tomar cuidado com certos tipos de medicamentos que podem causar sonolência durante sua direção. Apesar dos riscos de segurança na estrada, isso também pode levar você a perder seu emprego.


5 - Planeje sua viagem

Sempre pode surgir algum evento inesperado na rodovia, mas ter um plano do que fazer garante que você esteja mais preparado para qualquer imprevisto.

O quanto mais preparado você estiver para sua viagem (horas de direção, rotas, previsões climáticas, etc.), mais segura sua jornada será.


6 - Tenha certeza de que seu veículo está em boas condições antes das viagens

É sempre bom reservar um pouco de tempo antes de botar o pé na estrada e durante os intervalos do percurso para garantir que seu veículo está em boas condições.

Dê uma olhada e inspecione seus pneus, palhetas do limpador do para-brisa, fluidos e faróis.

Garanta também que você tenha pelo menos metade do seu tanque cheio de combustível, principalmente durante o inverno.


7 - Manutenção

Sabemos que caminhoneiros andam muito pelas estradas, e o essencial é sempre ter a manutenção do seu veículo em dia.

Cuide do desgaste dos seus pneus, freios, molas, rolamentos, eixos, suspensão. Faça sempre o balanceamento, alinhamento e calibragem dos pneus.

Algo que também vale a pena levar em conta para aplicar no seu veículo é fazer o rodízio dos pneus, e assim, compensar a diferença do desgaste entre as rodas.


8 - Não dirija cansado

Muito tempo na direção todos os dias já é um fato da vida dos motoristas. Infelizmente, esse longo período de tempo pode causar fadiga e isso pode levar a doenças crônicas e acidentes de trânsito.

Para ajudar você a combater esse cansaço e os riscos associados a isso, indicamos as velhas dicas de comer alimentos mais saudáveis, encaixar alguns exercícios físicos entre o percurso e dormir bem.

Outro truque legal para permanecer acordado por mais tempo é ligar para algum amigo ou membro da família entre suas paradas.


Dirigir esses veículos, tanto caminhões quanto carretas, não é apenas um emprego, mas também vem com um estilo de vida próprio. Longas horas em grandes percursos são difíceis e cansativas, mas temos certeza de que se você seguir essas dicas irá dirigir com segurança e retornar muito bem para sua casa!

12 visualizações

Cnpj: 23.427.256/0001-85

Desenvolvido por