
Danielle Laís
Quais são as multas mais comuns dos caminhoneiros?
Os motoristas de caminhões e carretas passam um longo período de tempo pela estrada, o que pode gerar certos costumes e deslizes pelo caminho, recebendo multas.
Para os que não saem do volante, é necessário ter certos cuidados como a contratação de um seguro para o caminhão, seguro para a carga, evitar caronas e parar apenas em lugares seguros, além de ter uma direção impecável e muito cuidadosa.
Mas existem muitos outros cuidados que você também precisa ter pela estrada, para evitar cometer infrações de trânsito.

AS PRINCIPAIS MULTAS:
Andar acima do limite de velocidade
Está é a multa mais comum entre os caminhoneiros. A Polícia Rodoviária Federal informou que entre 2016 e 2017 cerca de 37% das infrações foram de excesso de velocidade nas estradas, em até 20% além da velocidade permitida.
Para evitar que isso aconteça, fique de olho nas sinalizações pelas rodovias e controle a velocidade.
Peso excessivo
A carga possui um limite de peso, pois, caso passe desse limite, os riscos de acidentes pelo peso aumentam.
O transportador é o responsável pela organização, checagem e cuidado do peso, garantindo que ele não irá além do permitido e informado na nota fiscal.
O peso em excesso, além de gerar multa, coloca a sua segurança e a de outros em risco.
Documentação obrigatória do caminhão e da carga
Existem documentações específicas para o transporte de cada tipo de carga, e para transitar tranquilamente e dentro da lei, é necessário que todas te acompanhem durante o trajeto.
Além da sua habilitação (dentro da validade), leve os documentos do veículo, NFe, DANFE, CTt-e, MDF-e e outro que forem necessários, assim, você não terá dores de cabeça durante a fiscalização.
Poluentes
Mantenha seu veículo regulado e com a manutenção em dia, para evitar o excesso de poluição ao meio ambiente, como a fumaça escura, que pode resultar em uma multa.
Com muita atenção durante todo o seu trajeto, é possível ter um caminho tranquilo, seguro e sem dores de cabeça!
Gostou das nossas informações? Compartilhe com seus amigos da estrada para que eles conheçam um pouco mais sobre as multas mais comuns e possam evitá-las!