Cnpj: 23.427.256/0001-85

Desenvolvido por

Buscar
  • Danielle Laís

Tudo o que você precisa saber sobre a capacitação de motoristas

Tanto para motoristas que trabalham em transportadoras quanto para motoristas autônomos, diversos treinamentos de capacitação são necessários ao longo da carreira e garantem diferenciais essenciais para a contratação!

Pretende seguir carreira nas estradas? No artigo de hoje vamos conversar sobre as melhores formas de capacitação para motoristas.


A importância da capacitação

A boa direção está conectada diretamente a boa conduta e capacitação dos motoristas na estrada. Saber se portar durante o trajeto garante segurança, melhor aproveitamento do combustível e menos chances de cometer alguma infração durante o trajeto.

O tempo de experiência também não deve ser sua única preocupação! A busca por treinamentos para saber agir em todas as situações da vida na estrada é essencial.


Os principais métodos de capacitação de motoristas

No artigo de hoje, como falamos, vamos conversar melhor sobre diversas metodologias que auxiliam a capacitação dos motoristas, englobando a teoria, prática e o comportamento.

Alguns cursos, são obrigatórios para todos os caminhoneiros, já outros, são diferenciais muito importantes para a profissão.

· Treinamentos em simuladores – São fundamentais para a reciclagem e capacitação geral no motorista. Os treinamentos com simuladores apresentam experiências parecidas com a que os caminhoneiros vivem nas estradas diariamente, porém, dentro de um ambiente controlado. Com o simulador, você conduz seu veículo de uma forma mais segura, podendo em alguns casos se estender a especificidades sobre direção econômica, diferentes tipos de modelos de caminhões, situações de emergência, etc.

· Curso de direção defensiva – A maior parte dos acidentes acontecem por falhas humanas, seja incompetência ou puro descuido. Para garantir que você estará completamente preparado e seguro na estrada, o curso de direção defensiva existe. Este curso mostra métodos para dirigir em diversos tipos de situação, preparando você para ter uma conduta mais atenta e evitar acidentes.

· Programa SASSMAQ – Trata-se de um Sistema de Avaliação em Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade. O programa é feito pela ABIQ (Associação Brasileira de Indústrias Químicas), necessário para certificar as frotas responsáveis por transportar químicos. Não é obrigatório, mas é fundamental para a competitividade e licenciamento de quem faz o transporte deste tipo de carga. Para conseguir o certificado, é preciso passar por dois processos: treinamento específico e auditoria. Após os processos, o caminhoneiro pode fazer o transporte de produtos químicos de maneira mais segura e com menos riscos de acidentes.

· Curso MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos) – Curso obrigatório para quem transporta produtos químicos e de alta periculosidade. O curso pode ser ofertado por departamentos de trânsito estaduais ou por empresas conveniadas. Com este curso, o motorista aprende as melhores práticas no caso de emergências, como agir para se prevenir de problemas durante o transporte e outras matérias recomendadas pelo Conselho Nacional de Trânsito.

· Curso de manutenção e segurança – O objetivo do curso não é tornar o motorista um especialista, mas ajudá-lo a identificar e arrumar problemas pequenos relacionados à manutenção. Entender melhor sobre isso é fundamental para resolver problemas básicos, como a troca de fusível, fluídos, lâmpadas e pneus.

· Orientações sobre direção econômica – Algumas condutas na direção podem diminuir os gastos com combustível e manter conservadas algumas partes específicas do caminhão. Técnicas assim ajudam a evitar vícios de direção, como o de pisar fundo no acelerador, andar com o caminhão em ponto morto e não fazer a troca de marcha corretamente. Mesmo que sejam condutas simples, é importante se manter consciente dos danos que elas podem fazer ao seu veículo. A direção econômica também pode gerar uma grande economia com os custos de manutenção.


Benefícios da capacitação dos motoristas:

· Planejamento de rotas facilitado – A capacitação também tem a ver com o conhecimento das rotas e trajetos, que torna possível o melhor planejamento do que fazer em cada situação, para evitar acidentes, infrações e excesso de velocidade. Também auxilia na identificação dos melhores locais para parar e em como fazer o percurso mais rapidamente.

· Seguro mais barato – Seguros cobrem os veículos contra diversos problemas e muitas pessoas ainda não sabem que as seguradoras pensam em vários fatores além do ano e modelo do veículo quando passam o valor da alíquota. Eles geralmente estão relacionados à conduta de cada motorista e seu histórico. Se o motorista é cauteloso e não se envolveu em nenhum problema durante o ano, chega a conseguir um desconto de até 10% na renovação do seguro. Algumas empresas garantem até preços exclusivos para motoristas que passam por cursos de capacitação, vale a pena!


Gostou de aprender mais algumas informações sobre a profissão? Detalhes como esses que citamos fazem toda a diferença na vida dos motoristas!

Fique sempre de olho nos nossos artigo, nós da TROPPA Indústria de Carretas estamos sempre em busca de mais informações importantes para a vida dos motoristas.

2 visualizações